Este site tem a proposta de divulgar informações sobre a ciência no Brasil assim como o uso do sistema de patentes Para os dados da pesquisa científica foi utilizado os resultados da pesquisa realizada em sua terceira versão pela Stanford University, Estados Unidos, através de seus professores Jeroen Baas, Kevin Boyack, John P.A. Ioannidis e com a editora Elsevier BV, publicada em 19 de Outubro de 2021 com os 100 mil cientistas mais citados no mundo, entre os quais 812 com pesquisa realizada no Brasil.(Baas, Jeroen; Boyack, Kevin; Ioannidis, John P.A. (2021), “August 2021 data-update for "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators"”, Mendeley Data, V3, doi: 10.17632/btchxktzyw.3)

Estes cientistas brasileiros foram identificados e coletadas informações na plataforma Lattes, Academia Brasileira de Ciências e no Google Scholar, assim como identificados nos dados de patentes publicados na RPI pelo INPI os pedidos equivalentes em que estes pesquisadores aparecem como inventores.

Quero agradecer a fundamental colaboração das coordenadoras da Academia do INPI Rita Machado e Adelaide Antunes e dos pesquisadores Suzanne Schumacher, Leonardo Frossard, Vinícius Tocantins, Fernanda Lefevre, Patrícia Coimbra, Luiz Gustavo Baptista e Alessandra Moreira na coleta de informações junto à plataforma Lattes para formação da base de dados dos cientistas usada neste site.

Uma seção identifica acórdãos judiciais na área de patentes, o que permite ao pesquisador conhecer tais decisões de modo a garantir maior segurança jurídica ao sistema de patentes como um todo, na medida em que a divulgação destes dados contribui para a formação de uma jurisprudência na área

Todos os dados são públicos. Se detectar algum erro não hesite em entrar em contato para que possa ser promovida a correção (otimistarj@gmail.com)

Eu mantenho um blog com notícias diárias sobre patentes em https://patentescomentarios.blogspot.com/ São mais de 1600 postagens sobre a doutrina e jurisprudência em exame de patentes e que você pode acessar com recursos de busca. Eu administro tambem um canal no Instagram e no facebook (https://patentescomentarios.blogspot.com/) com mais de dois mil membros com postagens diárias sobre invenções e temas relacionados às patentes.


Rio de Janeiro, 4 de dezembro de 2021
Antonio Carlos Souza de Abrantes
admnistrador do site www.cientistaspatentes.com.br